Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Falando sobre filhos – Eu indico



Tenho dois meninos muito lindos, na mesma proporção que são levados, de 3 e 5 anos.


Sou uma mãe extremamente presente e preocupada em fazer o meu melhor. Mas muitas vezes sei que erro na intenção de acertar, e me vejo perdida em meio a tantas dicas do que fazer e não fazer.


Pra você terem uma idéia eu GRAVO Supernanny. Gravo e revejo. Sério.



Na correria do dia a dia, em meio a muitas tarefas, trabalho, a educação dos filhos meio que fica condicionada com nossa disposição no dia. Se estamos mais calmas, tranqüilas, conseguimos dar a devida atenção ao problema que se apresenta, achando melhores alternativas do que os gritos e ameaças de palmadas. Sim, porque que mãe nunca perdeu a paciência e partiu para a solução mais fácil, ou simplesmente usou o grito quando achava que não estava mais dando conta? E isso é péssimo. A educação tem que ser coerente e temos que ter atitudes consistentes, até para a criança poder realmente aprender. Imagina a cabecinha ainda em formação dos nossos filhos se deparar com uma pessoa que um dia permite e no outro dia proíbe a mesma coisa, só porque está de mal humor?



Atualmente eu estou me policiando. Vejo que o meu humor no dia acaba influenciando o humor dos meninos e seu comportamento. É trabalhoso, mas estou sendo mais direta, objetiva, converso, coloco no “cantinho da disciplina” quando é necessário e premio quando o comportamento é adequado.



Muito me ajudou a leitura de dois livros que eu agora indico aqui:




LIMITES SEM TRAUMA , de Tania Zagury








Tania é filósofa, pesquisadora e mestra em educação. Seu livro é de fácil leitura e tem dicas incríveis e efetivas. Tem capítulos super interessantes como “Porque não bater” e “O que realmente a palmada ensina é...” além de técnicas de comportamento a serem usadas divididas por idade. O livro é super fácil de encontrar, comprei pela internet no http://www.submarino.com.br




A AUTO-ESTIMA DO SEU FILHO, de Dorothy Corkille Briggs







Esse já é um livro mais “pesado”. As dicas são mais elaboradas e mostram no fim das contas, como nós pais somos responsáveis por criar serzinhos confiantes e como também podemos destruir a capacidade deles serem pessoas melhores com colocações erradas. Esse está em falta no Submarino e na Saraiva, pode ser mais complicado de encontrar!






Boa leitura!








Um comentário:

Renata disse...

Oi Márcia!
Passei para agradecer a visitinha.
Eu não tenho filhos e meus sobrinhos já estão homens, mas de vez em quando até que eu assisto supernanny!
Você será sempre benvinda ao bloguito!
Beijos, Renata
palpitandoemtudo