Pesquisar este blog

sábado, 3 de julho de 2010

Dados sobre obesidade

Hoje chegou a Veja na minha portaria e na Veja Rio tem uma matéria na capa sobre como o Rio de Janeiro vive um paradoxo: apesar de termos os melhores e mais variados locais para malhar, somos a capital mais obesa do Brasil.

WHAT?

Essa notícia me chocou - e muito! Eu sempre fui muito crítica dos americanos por manterem uma dieta hiper gordurosa, e agora parece que minha linda cidade se tornou vítima do mesmo fantasma.


Leia o resto da matéria aqui >>

Aí abro minha caixa postal e vejo um e-mail com alguns dados sobre obesidade. Não sei se são reais, mas devem ser. Vejam:

1. Fabricantes de assentos de segurança para crianças estão começando a fazer modelos maiores porque após um estudo recente que mostrou que mais de 250.000 crianças dos Estados Unidos com até 6 anos de idade e estão muito gordas para utilizar esses assentos.

2. Segundo um estudo realizado pelo Centro Rudd de Política Alimentar e Obesidade da Universidade Yale, quase metade das 4.000 pessoas que respondam a um questionário online sobre a obesidade disse que prefeririam desistir de um ano de sua vida do que ser gordo.

3. Cinco por cento e 4 por cento, respectivamente, disseram que prefeririam perder um membro ou ser cego do que ser sobrepeso.

4. De 1991 a 2000, o peso médio dos americanos aumentou 8,5 quilos.

5. Companhias aéreas gastaram 275 milhões dólares em 350 milhões de litros adicionais de combustível em 2000 para compensar o peso adicional dos passageiros. Agora sabemos porque o amendoim já não são grátis!

6. Virgin Atlantic pagou à Barbara Hewson do País de Gales o equivalente a 24.100 dólares em 2002 como compensação depois que ela foi esmagada por uma pessoa obesa sentada ao seu lado em um vôo transatlântico. Barbara sofreu um coágulo de sangue no peito, rasgou alguns músculos das pernas e ficou de cama por um mês.

7. Duke University Medical Center descobriu que as mulheres e homens que perderam 10 por cento do seu peso corporal total relataram uma melhora significativa em sua qualidade de vida sexual.

8. A obesidade está em segundo lugar entre as causas evitáveis de morte. O uso do tabaco é o número um.

9. Segundo o Departamento de Assuntos de Idosos, dos 7,5 milhões de idosos que recebem seus benefícios de saúde da agência, mais de 70 por cento são obesas e 20 por cento têm diabetes, que pode levar à cegueira, amputações, e de problemas renais e cardíacos.

10.Um estudo de 2003 relatou que 21 por cento de todos os alunos de Nova Iorque de todos os níveis de renda são obesos.


Quer dizer... vivemos uma época em que a obesidade virou epidemia! Vai além de estética, de caber em roupas ou até mesmo de se sentir bem. Obesidade virou assunto de saúde pública! Importante prestar atenção e controlar até o que se vende nas cantinas escolares, o que nossos filhos andam comendo - eu ainda não sou mãe mas tenho enteados adolescentes que enchem a cara de refrigerante e fandangos entre outros! Não vejo as crianças de hoje comendo uma fruta!

Me assusta muito ver isso, ver que obesidade não é um fenômeno somente de países abastados, que é nosso também, e que está tão perto!

Nenhum comentário: