Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bolo de laranja

Se eu não fosse Designer com certeza teria me formado em Gastronomia, pois eu simplesmente amo cozinhar!
Geralmente cozinho no fim de semana, quando a cozinha está vazia e eu posso ficar mais à vontade. Coloco meu rádio e esqueço da vida.

Sim, cozinhar pra mim me relaxa, me faz esquecer os problemas (pois fico super concentrada). Isso sem contar que depois eu COMO o que faço e o melhor: cozinhar é também dividir um momento gostoso com a família. E meu pai é minha melhor platéia, ele ama tudo que eu faço!

Eu já tenho várias receitas preferidas, que costumo fazer sempre e já descobri vários segredinhos. Uma das que faz muito sucesso aqui é o Bolo de laranja. Vamos à receita:

obs: as minhas dicas estão em azul =]


Modo de preparo:

1. Separe os ovos e bata as claras em neve. Reserve as claras.
Dica: para alcançar a clara em neve perfeita, coloque uma colherzinha de chá de água gelada e um tiquinho de sal. A água deixa as claras com mais bolinhas e o sal deixa mais firme. A clara em neve perfeita deve ficar firme quando você a vira de cabeça pra baixo. Assim:



2. Bata o açúcar e a manteiga até virarem uma pasta branca (e você não sentir mais os grãos de açúcar). Nesse ponto adicione as gemas. Depois a farinha e o suco até a massa ficar homogênea.
Dica: intercale a farinha e o suco. Vá colocando a farinha de colher e o suco aos poucos, até que todo o conteúdo esteja dentro da batedeira.

3. Coloque o fermento.
Coloque o fermento delicadamente. Você pode até bater na batedeira, mas eu gosto de misturar à mão, com uma colher.

4. Misture as claras, devagar, sempre colocando às colheradas. Assim você não perde as bolinhas e o bolo fica leve. =]


5. Coloque na forma untada e leve ao forno.
No meu forno ele assa por 50 minutos na temperatura de 230 graus Celsius. Ele assa devagar mesmo e acho melhor o fogo baixo pra não queimar e manter a fofura.

6. Assim que tirar o bolo do forno, fure com um garfo e jogue mais suco de laranja por cima (ainda quente).

Agora, as minhas dicas para um bolo perfeito:

a. Primeira coisa que você deve fazer é checar na sua cozinha se você tem todos os ingredientes e separá-los em cima da mesa. Melhor ainda se você deixar tudo à temperatura ambiente por uns 20 minutinhos.

b. Depois, ligue o forno. Forno pré-aquecido é metade do caminho pra sua receita dar certo. Sério! Nem pense em colocar a massa crua num forno frio. Seu bolo com certeza vai ficar duro.

c. Depois que colocar o bolo no forno, nem por decreto divino abra esse forno pelos primeiro 20, 25 minutos. MAS NEM MORTA! Esse é o tempo que o fermento precisa para começar a fazer sua química. E ele precisa de calor, se você abrir o forno, estraga!

d. E a minha última dica, eu sei que você sempre ouviu que não se deve desenformar bolo ainda quente, mas eu gosto de dar uma sacudida na fôrma pra soltá-lo. Mas com cuidado para não quebrá-lo.

Essa receita é bem farta, então asse numa forma grande!

Um comentário:

Christiane Santos disse...

OBS: Adorei o esmalta!!! rsrsrsrrs